A 2° Mostra Bem-Estar de Cinema foi mais uma oportunidade de encontros, aprendizados e reflexões. Filmes de qualidade foram exibidos e com a presença de diretores que enriqueceram ainda mais a experiência.
A cidade ficou movimentada e alegre. E tivemos a satisfação de receber pessoas das cidades do entorno. Luiz Oliveira e Marcus Reis estão de parabéns por contribuírem com a vida cultural de Caxambu. Agradeço também ao heróico Cine Caxambu que seu Fernando preserva com tanta boa vontade e coragem. Aguardamos a terceira Mostra.
Kenya, Espaço Deodoro
Tive uma experiência encantadora na Mostra Bem-Estar de Cinema, com uma recepção muito calorosa do público na sessão de “Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos”. Com 150 pessoas na platéia, o filme abriu o evento no Cine Caxambu, um cinema charmosíssimo de 1939.
Eu não conhecia Caxambu e o Parque das Águas foi outra surpresa das melhores. A combinação de filmes com natureza e atividades de bem-estar foi uma grande ideia para a realização desta mostra. Espero voltar muitas vezes.
Daniela Broitman - diretora
A maravilhosa 2° Mostra de Cinema e Bem Estar é um daqueles eventos que nos absorve, somos abduzidos para diversos lugares de nossa mente.
Assim, a cada filme e a cada vivência estamos revisitando cheiros, cores, amores e sonhos! E que venha a 3° Mostra, aguardando ansiosa.
Um fraterno abraço aos organizadores e patrocinadores.
Elisângela Gonçalves
A "2° Mostra Bem-Estar de cinema", em Caxambu, de 25 de setembro a 1° de outubro de 2025 ofereceu, aos participantes, filmes, debates, palestras, vivências, terapias, aulas e apresentações do mais alto nível, com profissionais especializados que nos renderam conhecimentos e relacionamentos múltiplos.
Creio que ganhamos muito em cultura, arte e bem-estar.
Vale a pena continuar.
Antonio Trotta, jornalista, escritor e poeta
Vivi verdadeiros momentos mágicos na 2a Mostra de Cinema e Bem-Estar de Caxambu, ao participar das exibições de diversos filmes de excelente qualidade e conteúdo, alguns deles abrilhantados pela presença e participação nas conversas dos próprios diretores, o que enriqueceu demais as exibições. Tive também vivências muito interessantes e participação em palestras de alto nível. O Luiz Oliveira e o Marcus Reis foram dois super-heróis na preparação e realização de todos os eventos programados, além dos méritos e respeito que devem ser creditados ao Fernando, cujo lindo cinema de rua que ele ainda mantém abrigou vários destes eventos. Obrigado pelo presente que Caxambu e toda a população receberam este ano!
Maximiano Tiburcio Pereira Ribeiro
A 2a. MOSTRA BEM ESTAR DE CINEMA foi um evento muito rico para a cidade de Caxambu, que já agrega pessoas que buscam qualidade de vida como prioridade. Teve muita diversidade e opções para inclusão de todas as pessoas que quisessem conhecer e vivenciar arte, cultura e terapias. Uma vivencia alegre, prática e inclusiva que realmente despertou Bem Estar em todos que participaram. Espero que os organizadores tenham cada vez mais reconhecimento e apoio para realizarem esse evento da forma brilhante como tem sido. Parabéns ao Luiz e Marcos e todos os apoiadores. Caxambu tem tudo para alavancar esse evento pois já tem o Bem estar como atrativo principal e esse evento traz muita credibilidade para a qualidade de vida de todos!
Leila Toledo
Agradeço e comemoro a II Mostra Bem Estar de Cinema em Caxambu-MG!
A cidade fica alegre, comunicAtiva! Abrindo com Dorival Caymmi e concluindo com Davi Kopenawa Yanomami, um recado de Sabedoria, Poesia, Filosofia e Arte! As Atividades que acontecem no entorno do cinema, potencializam as mensagens/conteúdo dos filmes, e criam uma semana de convívio tão necessário em tempos virtuais de telinhas individuais.
Viva a Mostra Bem Estar de Cinema! Deveria existir ao longo do ano, no começo de cada estação!
E como tudo que é bom, merece se espalhar, com Telões, para as periferias da cidade! Quero mais!
Julia Vieira
Falar sobre a segunda Mostra é contar uma história de encontros, cultura, saber, aprendizado e de novas amizades. Para mim foram dias maravilhosos.
Procurei participar de tudo e bebi na fonte com muita felicidade de poder entrar de cabeça em todas atividades. Quando me dei conta, já estava no último dia.
Parabenizo Luiz Oliveira e Marcus Reis pela iniciativa e espero ansiosa pela terceira Mostra. Caxambu merece eventos como esse: intensos e de muita cultura.
Flávia Cazarini Trotta
Na tarde de ontem e de hoje tive a felicidade de proporcionar aos meus alunos do 2° ano da Escola Municipal Padre Correia de Almeida uma verdadeira aula de conscientização real sobre meio ambiente, lixo, coleta seletiva, reciclagem, diferenças sociais, humanidade e transformação com o documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO.
Hoje uma aula sobre coragem, amizade, lealdade, resiliência, coletividade, família... valores tão necessários e esquecidos na correria de nossos dias... com a animação TITO E OS PÁSSAROS. Como frequentadora do CINE CAXAMBU há mais de 40 anos tento plantar em meus alunos o amor por essa arte e por esse tesouro que vibra histórias e emoções no coração de nossa querida Caxambu. Obrigado a todos os responsáveis pelo evento e estaremos juntos no 3° mostra.
Professora Teresa Beatriz
Este evento foi uma Mostra e parabenizo a todos que participaram e PRICIPALMENTE os Organizadores, em trazer e mostrando o belo desta cidade de Caxambu, no Sul De Minas Gerais e sendo único deste Planeta Terra e deste Universo Divino Mundial Terrestre e somente Gratidão Divina Espiritual!
Maria Cecília Vianna
A Mostra Bem Estar de cinema de Caxambu merece ser expandida para os bairros de Caxambu com projeções ao ar livre e abranger as cidades vizinhas como Lambari, Cambuquira, Cruzília, São Tomé, São Lourenço e se tornar uma mostra regional. Houve nessa segunda edição um salto quantitativo de público e organização do evento. Faço a sugestão de incluir mostras paralelas com a inclusão de filmes realizados por cineastas que moram na região, para mostrar ao público obras que dificilmente serão assistidas, pois estão fora do circuito comercial. Longa vida com saúde para a Mostra Bem Estar de Cinema!
Celso Luccas
A 2a. Mostra Bem-Estar de Cinema trouxe à população de Caxambu, a oportunidade de entrar em contato com atividades voltadas para a Saúde, Arte e Cultura! Com uma agenda intensa propiciou uma variedade de temas, que atenderam a diversos interesses! Foi um evento que movimentou a cidade e favoreceu o encontro de pessoas. Acredito que o resultado para o público tenha sido positivo, gerando uma expectativa próspera para a próxima. Parabéns aos organizadores e a todos os participantes.
Cristina Mallet - Astróloga Integrativa
Cinema é sonho projetado na tela, movimento, claro e escuro, cor e imagem.
Luz, câmera, ação!
Montagem e ritmo, sonorização.
Arte coletiva por excelência.
Cinema é cultura!
A Sétima Arte!
Documentário, enredo, trama, drama e comédia.
Entretenimento.
Keystone Studios (Mack Sennett) Metro-Goldwyn-Mayer, Fox Filmes
Atlântida, Vera Cruz e a Cinédia Adhemar Gonzaga.
Limite, de Mario Peixoto,có-produção com a Comédia.
Depois, o Ciclo de Cataguases, sob a regência do Humberto Mauro.
A Chanchada, Cine Musical da Atlântida Filmes (Watson Macedo, Eliane, Carlos Mangá e Syll Farney) estrelou Oscarito, Grande Otelo, Ankito e Zé Trindade, Wilson Gray e José Lewgoy, Adelaide Chiozzo, Dercy Gonçalves., Ivon Curi.
São Paulo S/A, do Sérgio Person, estrelando Eva Vilma e Walmor Chagas.
O Cinema Revolucionário do Glauber, com a câmera na mão (Livre do Tripe), Deus é o Diabo na Terra do Sol.
Cinema Novo, cinema autoral com qualidade artística, assumindo temas políticos e regionais.
Pagador de Promessas (Dias Gomes), dirigido por Anselmo Duarte, premiado em Cannes, com a Palma de Ouro estrelou Leonardo Villar e Glória Menezes.
E, agora, Ainda Estou Aqui (Marcelo Rubens Paiva), ganhador do Oscar, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, sob direção de Walter Salles.
Em Setembro, próximo passado, o majestoso Cine Caxambu, um dos poucos cinemas de rua do país abriu as cortinas para a 2a Mostra de Bem-estar e Cinema, em uma semana de inéditos curtas, longos e muito documentário interessante.
Uma temporada de cultura aberta ao público em geral, inclusive com bate-papo com diretores e realizadores, palestras, literatura, fotografia, música e atividades no Parque das Águas.
Oxalá, ano que vem, quando Setembro Vier, a 3a Mostra de Bem Estar e Cinema volte a alegrar Caxambu, a Soberana das Águas!
Parabéns aos realizadores da Mostra!
José Celestino Teixeira


